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LISTA DE COMPRAS SAUDÁVEIS E A DURABILIDADE DOS ALIMENTOS

Esta publicação tem como objetivo contribuir para uma compra de alimentos responsável e adequada a esta situação do Covid-19.

Como planear as compras?

•    Fazer uma lista de compras organizada;
•    Verificar os alimentos que ainda tem em casa;
•    Verificar o espaço disponível no frigorifico e na arca;
•    Planear as diferentes refeições que pretende fazer, assegurando assim os produtos que já tem em casa e comprar o que é necessário, evitando assim comprar produtos supérfluos;
•    Considerar a importância de incluir maioritariamente alimentos que fazem parte de um padrão alimentar saudável.

Em relação à durabilidade dos alimentos, sabia que a cenoura, cebola, courgette, abóbora, brócolos, couve-flor, feijão verde e produtos hortícolas congelados são os hortícolas com maior durabilidade?

E que dentro de todas as frutas disponíveis, a maçã, a pera, a laranja e a tangerina são as que duram mais tempo?


Do grupo da carne, pescado e ovos, destacam-se os ovos como alimentos que apresentam uma boa durabilidade, uma elevada riqueza nutricional e que não necessitam de estar armazenados no frigorifico.
É importante reforçar que em relação ao pescado e à carne fresca, estes devem ser utilizados para consumo em 2/3 dias após a compra.


As leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas...), tanto as versões em conserva como as secas, podem ser opções importantes a considerar. Estas têm proteínas de elevada qualidade, que podem ser alternativas à carne e pescado. Assim, podemos aproveitar esta fase para experimentar fazer algumas refeições sem carne ou pescado.


Para o grupo dos lacticínios, a escolha de iogurtes para este Kit Alimentar de Quarentena deverá depender da capacidade de armazenamento no frio de cada domicílio. No entanto verifique sempre a data dos produtos

Em forma de resumo faça uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos


Joana Velez
Nutricionista
Cédula Profissional 3343N

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